Artigos

Coluna mensal de Rodrigo Andolfato no Jornal Folha da Região

Segurança e rentabilidade na compra de imóveis

Publicação no jornal Folha da Região no dia 26 de maio de 2015

O momento político-econômico atual tem provocado certa insegurança e, até mesmo, retração de desenvolvimento. No cenário da construção civil, as pessoas têm se questionado, por exemplo, se é hora de comprar a casa própria, de adquirir um imóvel de padrão diferente do que já possui e, até mesmo, se é interessante investir em empreendimentos imobiliários.
 
Precauções em investimentos são sempre válidas e importantes, contudo, segundo especialistas e indicadores do setor, a população não precisa adiar seus planos devido a questões macroeconômicas – é interessante ponderar. Diferentemente de algumas previsões negativas sobre o mercado de imóveis no Brasil, feitas nos últimos anos, algumas análises atuais desse campo estão inspirando “tranquilidade”, e reforçam que ter a propriedade de um imóvel é sempre um bom negócio – por mais instável que esteja o panorama econômico.
 
De acordo com o Índice Fipe-Zap, um renomado indicador econômico desse setor, o preço médio anunciado dos imóveis residenciais em 20 cidades brasileiras subiu 5,34% nos últimos 12 meses. Isso mostra que, diferente do que foi apresentado em algumas especulações, os imóveis foram valorizados ao invés de sofrerem depreciação.
 
Isso significa que, quem está adquirindo um imóvel agora, além de estar conquistando um bem “consistente”, também está lucrando com a valorização: está efetivamente ganhando dinheiro. A rentabilidade líquida de um investimento imobiliário nos últimos 12 meses foi maior do que a da maioria das aplicações financeiras.
 
Tais dados são importantes fundamentações para a decisão da compra de um imóvel, seja para a realização do sonho da casa própria – que, realmente, não precisa ser adiado -, ou para a busca de oportunidades de rentabilidade.
 
Independentemente do objetivo da aquisição de um imóvel, em todas as situações, é fundamental buscar garantias de segurança sobre o investimento. Num cenário como o atual, as pessoas devem procurar, principalmente, produtos imobiliários que tenham expectativas positivas de liquidez, que possam contar com probabilidade de valorização.
 
Sendo assim, é preciso estudar o modelo do imóvel que se deseja, verificar se esse modelo de residência é bem aceito no mercado, se é procurado para compra e aluguel. Uma das maneiras de realizar esse tipo de avaliação é promovendo questionamentos simples (observando nossas próprias necessidades): eu moraria bem nessa planta que estou pensando em adquirir? A estrutura do imóvel é confortável para minha família? Esse imóvel atende a uma grande parcela de pessoas? O valor dele, no futuro, tende a ser maior do que aquele que estou pagando? Se eu precisar vendê-lo, isso seria feito rapidamente? Se as respostas forem sempre positivas: esse é um imóvel para ser adquirido!     
 
Outros aspectos que, necessariamente, precisam ser considerados na busca por segurança em investimentos desse tipo são: o histórico dos empreendimentos do mesmo estilo e da empresa responsável por eles; a qualidade desse imóvel (e para isso é adequado, inclusive, conversar com moradores desse mesmo tipo de construção; com consumidores da empresa da qual se pretende comprar o imóvel) e questões jurídicas, adequações a determinações legais (como alvará de construção, registro de incorporação, contratos claros e esclarecedores etc).
 
Contribuindo com esse tipo de análise, o Sinduscon OESP (Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Oeste do Estado de São Paulo), criou o Programa “Imóvel Investimento Certo”. A iniciativa visa, principalmente, destacar quais informações devem ser conferidas pelos consumidores e investidores antes da aquisição de um imóvel. O órgão disponibilizou, inclusive, um guia do investidor, que pode ser conferido no site www.imovelinvestimentocerto.com.br.
 
Todo o esclarecimento sobre o setor e sobre as alternativas existentes no mercado são bem-vindos e, para os consumidores, servem como armas para a concretização de bons negócios. Nesse aspecto, vale ressaltar que, na busca por segurança e rentabilidade, é preciso estar sempre atento às perspectivas do imóvel desejado, principalmente, se ele atende não apenas as necessidades pessoais do comprador-investidor, mas também se será acessível e desejado pelo mercado, o que lhe garante liquidez e valorização.
 
 

Rua José Lourenço, 650 • B. Concórdia 2 • CEP 16013-340 • Araçatuba/SP • Fone (18) 3117 5500 - Política de Qualidade